Dúvidas? ligue para:

(92) 99223-1580

» NOVEMBRO AZUL: CENTEC ALERTA PARA CUIDADOS À SAÚDE DO HOMEM

Com o tema ‘Homem também precisa se cuidar’, a campanha do Centro de Ensino Técnico (Centec) alusiva ao Novembro Azul contou com teatro, workshop, palestras, serviços de saúde e estéticos à comunidade, além de muita conscientização aos participantes nesta quarta-feira (6). 

A professora de enfermagem Patrícia Araújo, 24, responsável pelo workshop sobre Tabagismo, explicou que a campanha Novembro Azul remete à saúde do homem e tem como foco o combate ao câncer de próstata, porém, o tabagismo é considerado um grande vilão na área de saúde.

“Trouxemos um tema um pouco diferente neste workshop, mas que as consequências também podem causar o câncer de próstata, assim como hipertensão, obesidade e sedentarismo. Hoje em dia, um dos maiores índice de câncer de pulmão e de próstata está relacionado ao tabagismo”, ressaltou.

Ela alertou também que o tabagismo é considerado uma doença pediátrica, porque, geralmente, as pessoas que são fumantes ativos começam a fumar antes dos 15 anos e, muitas vezes, eram “fumantes passivos” em casa (pessoa que convive com outro fumante).

Numa dinâmica com balões, o também professor e enfermeiro Ismael Mesquita explicou aos presentes na palestra ‘Homem também precisa se cuidar’, que o ser humano precisa aprender a dar valor ao autocuidado. “Às vezes, a gente fica jogando e brincando com a nossa saúde, cuidamos do outro, mas esquecemos de nós. Mas, principalmente o profissional que trabalha com saúde, precisa estar bem de saúde”, afirmou Mesquita, um dos coordenadores da campanha Centec Azul.

Serviços estéticos

Quem soube aproveitar bem as dicas de saúde e os serviços estéticos oferecidos pelo Centec foi o eletricista Elielson Bentes, 27, que recebeu o tratamento de higienização facial, oferecido pelos alunos do curso técnico em Estética da instituição. “Foi top o tratamento, porque meu rosto estava precisando, agora ficou lisinho. Acho a campanha Novembro Azul importante, porque alerta sobre o bem-estar do homem”, comentou.

Outro que aproveitou os serviços estéticos foi o aluno de Contabilidade Rogério Pantoja, 26. Com um sorriso largo no rosto, ele relatou que era a primeira vez que estava fazendo um procedimento estético de limpeza. “Eu não conhecia e estou achando o máximo. É primordial o homem manter a saúde dele, é bobagem ter preconceito, o homem tem que ser vaidoso e se cuidar”, disse.

Além da higienização facial, o Centec ofereceu também massagem relaxante, massagem com pedras quentes e aferição de pressão arterial. Outra atividade que agradou colaboradores, alunos e a comunidade em geral foi a encenação teatral que trouxe a história de um paciente que tem muita resistência em realizar o exame de próstata. O objetivo do tema foi contribuir para reduzir o preconceito, pois o exame é essencial para o diagnóstico precoce da doença e é recomendado para todos os homens, a partir dos 45 anos.

“Precisamos quebrar o tabu, ainda há o machismo de que homem não precisa se cuidar. Na verdade, homem que é homem se cuida, sim! Vai ao médico, faz os seus exames, faz cabelo, procedimentos estéticos, homem se cuida!”, destacou Bruno Henrique, 26, aluno finalista do curso Técnico em Enfermagem.