Semana de Enfermagem: sucesso de público no Centec Saudável
10 de maio de 2024
Dúvidas? ligue para:
(92) 99223-1580
Fazer um curso técnico é uma alternativa interessante para quem busca conquistar uma renda maior e mais rápido, sem a necessidade de completar uma graduação. Afinal, a empregabilidade é grande e alguns profissionais técnicos têm rendimentos bastante altos. Mas uma dúvida que aparece de forma recorrente é: para ingressar no curso técnico precisa de ensino médio completo? Segundo o Ministério da Educação, não.
Todos os cursos técnicos podem ser feitos ao mesmo tempo que o ensino médio. A única exceção para essa regra é o curso técnico em Radiologia, que exige 18 anos completos e o diploma do ensino médio. Nos outros, os estudantes não têm o pré-requisito nem de idade nem de diploma.
No entanto, é necessário ter terminado o ensino médio para receber também o diploma de conclusão do curso técnico. Ou seja, se uma pessoa entrar no curso técnico no terceiro ano do ensino médio e se matricular em um curso técnico de um ano de duração, ela só poderá retirar o diploma do curso técnico junto com o do ensino médio.
Essa é, inclusive, uma das distinções entre um curso técnico e um curso profissionalizante. No primeiro é imprescindível terminar o ensino médio para receber o diploma. Já no profissionalizante é necessária apenas a conclusão do ensino fundamental em muitos dos casos.
O MEC reconhece duas modalidades de cursos técnicos paralelos ao ensino médio: o curso técnico integrado e o curso técnico concomitante.
No curso técnico integrado, o estudante faz o curso técnico e o ensino médio na mesma instituição. Nessa modalidade, o curso técnico tem duração de três anos e tem as disciplinas associadas à grade normal do ensino médio. Em alguns casos, algumas matérias do ensino regular podem ser substituídas por conteúdos do curso técnico. Ao final, ele recebe os dois diplomas: o do ensino médio e o do curso técnico.
Já o curso técnico concomitante entende que o aluno faz o ensino médio e um curso técnico de forma separada. Ela pode até ser na mesma instituição de ensino, mas tem de ser em outro turno. Normalmente, exige-se que o aluno esteja matriculado, pelo menos, no 2º ano do ensino médio, uma vez que o curso técnico tem duração média de apenas dois anos.